Vista na exposição 'Regards d'Artistes sur l'Urbanisme #6', no TO 6 [antiga sala da caldeira]. Tourcoing, França, 2021. Foto: Yves Bercez.
Vista na exposição 'Regards d'Artistes sur l'Urbanisme #6', no TO 6 [antiga sala da caldeira]. Tourcoing, França, 2021. Foto: Yves Bercez.
Detalhe. Tourcoing, França, 2021. Foto do artista.
Vista na exposição 'Regards d'Artistes sur l'Urbanisme #6', no TO 6 [antiga sala da caldeira]. Tourcoing, França, 2021. Foto: Yves Bercez.
+ Sobre
Porque tudo é construído sobre areia
2021
Instalação: materiais mistos (desenhos a carvão, pó de tijolo, mapasda cidade, cartões perfurados, rendas,tecidos diversos...).
Um (01) trabalho: dimensões variáveis (~550 x 400 x150cm).
Suportes mistos.
Trabalho realizado no âmbito da residência de investigação e criação R.A.U #6 (Regards d'Artistes sur l'Urbanisme), no distrito do Quadrilatère des Piscines em Agosto - Setembro de 2021.
Uma produção do Groupe A - Coopérative culturelle.
Financiamento: Région Hauts-de-France, Sem Ville Renouvelée, PIC Union.
"Eduardo Hargreaves tece uma rede de correspondências plásticas entre os pilares de sustentação dos edifícios em renovação e a malha de diferentes tecidos, entre as linhas de força de um plano de desenvolvimento urbano e as de desenhos detalhados em carvão e pó de tijolo.
Esta instalação inclui uma representação simbólica das tensões inerentes à sobreposição das diferentes entidades que constituem um território, e que de uma forma ou de outra presidem à sua transfiguração.
É uma questão de lutas sociais e de exploração capitalista tanto como de posicionamento da cultura, participando nas convulsões económicas e políticas que, com o tempo, constrangem ou libertam espaços. É também uma questão de um tempo suspenso, que se equilibra entre um passado industrial inegavelmente inscrito na cidade de Tourcoing e o aparecimento de novos distritos que foram totalmente redefinidos, virando-se resolutamente para uma renovação da cidade.
Isto suscita a questão a saber quem do que é capaz de sustentar qualquer coisa."
Pascal Marquilly